terça-feira, 13 de agosto de 2013

Como O Brasil Quase Fez Sua Bomba Nuclear Em 1974


O que todo mundo já sabe é que o Brasil está longe de ter um considerável poderio bélico. Não participamos de guerras, não entramos em conflitos, no máximo estamos em missões de paz em países que estão passando por situações graves. Mas não podemos esquecer nosso passado recente, na verdade uma época obscura de nossa história, a Ditadura Militar. A Ditadura Militar ou Regime Militar foi um golpe efetuado pelas forças militares no ano de 1964, quando na época derrubaram o governo do presidente João Goulart. As forças armadas brasileiras conseguiram grande poder político depois da Guerra do Paraguai, na conquista do poder militar eles usavam a batalha ocorrida a mais de cem anos para mostrar a força brasileira.
A Ditadura Militar ficou conhecida pela censura política, tudo que era dito ou escrito que desagradasse o governo era censurado, isso quando você era espionado por suspeitas de conspiração, você era preso e dizem até, torturado e claro, como é o caso de diversos famosos, músicos, escritores e políticos, exilados.
O Regime Militar durou até o ano de 1985 quando já estava praticamente sem força. Mas vamos focar ao que realmente importa neste post, um assunto mais detalhado e que foi descoberto agora em arquivos secretos, um assunto interessantíssimo e obscuro, por que não? O fato de que em 1974 no auge da Ditadura Militar, o Brasil quase ter feito sua bomba nuclear. Ler isso hoje em dia parece até ridículo, não faz parte de nossa realidade, mas na época fazia e muito.
O presidente na época era o militar Ernesto Geisel. Na época a Índia tinha explodido por meio de testes uma bomba nuclear. No exato momento Geisel reuniu seus militares e como a principal pauta da reunião colocou sobre a mesa a hipótese do Brasil ter que fazer sua própria bomba atômica, ele alegou que como a Índia tinha soltado a Argentina também faria seus testes e que assim o Brasil não poderia ficar pra trás na produção de Urânio, que segundo ele seria para fins pacíficos, que para ele se necessário se dispor de suas próprias armas. Os arquivos secretos eram da EMFA, o Estado-Maior das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário